Linha do tempo

Home / Linha do tempo

2012 - 2014

Com a fundação do Instituto Educacional Camille Flammarion, as atividades pedagógicas e comunitárias são iniciadas na sede atual, cedida por comodato. Nesse período, o Instituto acolheu o primeiro grupo de crianças, adolescentes e mães, ampliando sua atuação com a formalização de parcerias estratégicas. A expansão das atividades pedagógicas e a intensificação da captação de recursos junto aos empresários locais fortaleceram a estrutura da instituição.

Entre as conquistas desses anos, destacam-se a criação do "Projeto Guardião da Terra" , voltados para a conscientização ambiental, e os projetos "Amigos da Família" , "Atendimento Psicológico" e "Oficina de Artesanato" , que oferecem suporte integral às famílias atendidas. Além disso, foram desenvolvidas atividades de artesanato para a geração de renda e atendimento psicológico para as famílias , promovendo maior autonomia e bem-estar social.

Outro marco importante foi a aprovação do projeto do Instituto pelo Banco Santander , resultando na doação de mobiliário, o que possibilitou a melhoria das condições de atendimento e infraestrutura. Essa parceria impulsionou novas campanhas de voluntariado e ações comunitárias, fortalecendo ainda mais o impacto social da instituição.

Durante esse período, também foi implementado o Bazar Itinerante , uma iniciativa estratégica para angariar fundos e ampliar a sustentabilidade financeira do Instituto, promovendo maior envolvimento da comunidade e apoio às atividades realizadas.

2022: Um Ano de Recomeços e Superação

Após os desafios imensos enfrentados nos anos anteriores, 2022 marcou um recomeço para o Instituto Camille Flammarion. A abertura do novo prédio trouxe esperança, mas também grandes incertezas. Sem recursos suficientes, com muitos voluntários afastados devido à perda de familiares ou empregos, e diretores precisando se ausentar por questões pessoais, a reabertura parecia um desafio quase intransponível. No entanto, com força, fé e o apoio da comunidade, o Instituto retomou suas atividades, reafirmando seu compromisso com as crianças, adolescentes e suas famílias.

Uma surpresa transformadora veio logo em seguida: um projeto escrito anteriormente para o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi aprovado. Esse marco possibilitou a contratação de uma equipe essencial para o funcionamento da instituição, além da aquisição de equipamentos administrativos, materiais escolares e alimentação para as crianças. Esse apoio trouxe uma virada significativa para o Instituto no período pós-pandemia.

Diante do grande desafio imposto pelo aprendizado interrompido durante a pandemia, especialmente em comunidades vulneráveis, o Instituto reuniu famílias para entender as necessidades específicas de cada criança. A partir desse levantamento, foram identificados atrasos e deficiências no aprendizado, o que levou ao início de um programa de reforço escolar, essencial para recuperar habilidades e avançar no desenvolvimento acadêmico.

Além disso, o Instituto criou oportunidades de geração de renda para as mães em situação de desemprego, oferecendo alternativas concretas para melhorar a qualidade de vida de suas famílias. O ano terminou com sucesso, consolidando a missão do Instituto de transformar vidas por meio da educação, do acolhimento e do desenvolvimento comunitário.

2024: Um Ano de Avanços e Transformações no Instituto Camille

O ano de 2024 marcou um período de grandes avanços e conquistas para o Instituto Camille, consolidando seu compromisso com a educação, a nutrição e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, contamos com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) no projeto de reforço escolar, permitindo a continuidade do trabalho de fortalecimento acadêmico das crianças e adolescentes. Esse suporte tem sido essencial para combater os déficits educacionais agravados nos últimos anos, promovendo um impacto direto na melhoria do desempenho escolar e na autoestima dos alunos.

Além disso, o Instituto Camille foi eleito para integrar as Comissões Permanentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assumindo um papel de destaque na Comissão de Políticas Públicas da Infância e Adolescência e na Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Entidades e  Programas, representados pelo presidente do Instituto. Esse reconhecimento reflete nossa dedicação em ser uma voz ativa na construção de políticas públicas e no fortalecimento dos direitos das crianças.

2024 também foi um marco pela implementação de um projeto piloto específico para a primeira infância: “Nutrição e Saúde Integral para Crianças na Primeira Infância em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica: Um Passo Decisivo para o Desenvolvimento Acadêmico”, que trouxe uma nova perspectiva para a educação infantil. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto parte do princípio de que a alimentação e a saúde são bases indispensáveis ​​para o aprendizado.

Pesquisas da UNICEF e do relatório do Banco Mundial "Os primeiros anos: bem-estar infantil e o papel das políticas públicas" (2018) demonstram que cada dólar investido na primeira infância pode gerar retornos de até 13% ao ano em termos de produtividade futura e economia em saúde e segurança pública. Além disso, um estudo do Center on the Development Child da Universidade de Harvard ressalta que os primeiros anos de vida (0 a 6 anos) são críticos para o desenvolvimento do cérebro, sendo esse período responsável por moldar habilidades cognitivas, emocionais e sociais que durarão por toda a vida. Essas evidências sustentam o trabalho de Camille, que entende a alimentação adequada e a saúde integral como alicerces fundamentais para o desenvolvimento educacional.

Esse projeto não só beneficia diretamente as crianças atendidas, mas também envolve as famílias, promovendo conscientização e engajamento em prol do desenvolvimento integral dos pequenos. A criação de um ambiente seguro, acolhedor e adaptado às necessidades da primeira infância foi acompanhada por mudanças estruturais no prédio, que passaram a atender a todas as exigências legais previstas pela Secretaria Municipal de Educação. Após meses de acompanhamento e adequações, recebemos, em 29 de outubro de 2024, uma autorização oficial para atuar como escola regular na educação infantil a partir de 2025.

Outra transformação importante em 2024 foi a renovação da identidade visual do Instituto Camille. A nova logomarca reflete uma fase de crescimento e inovação, representando o compromisso renovador com nossa missão e os novos desafios que virão.

Com todos esses avanços, encerramos 2024 com a certeza de que estamos cada vez mais alinhados com nossa visão de proporcionar oportunidades e transformar vidas. Um ano que nos preparamos para um futuro de ainda mais impacto e realização.

2024
2024
2024

Em 2024, o Instituto Camille Flammarion passou por uma importante transformação em sua identidade visual. O nome, antes de "Instituto Educacional Camille Flammarion", foi atualizado para "Camille Flammarion - Instituto -  Escola" , refletindo nosso crescimento e a ampliação de nossas atividades.

Além disso, a nova logo traz o C e o F como elementos centrais, simbolizando o acolhimento e o abraço, valores que estão no coração de nossa missão. Essa mudança destaca nossas declarações como uma instituição que promove não apenas projetos sociais, mas também uma educação de qualidade, agora autorizada como escola regular para a educação infantil a partir de 2025. A nova marca traduz essa nova fase, marcada por desafios e conquistas, reafirmando nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação e do cuidado.

 

O Instituto Camille Flammarion, desde sua fundação, tem como uma de suas principais missões o desenvolvimento de pesquisa e ciência por meio da educação. Nosso trabalho vai além de oferecer ensino de qualidade; buscamos transformar as experiências vividas pelos nossos alunos e suas famílias em práticas que trazem para a construção do conhecimento acadêmico e científico. Ao longo de nossa trajetória, o Camille pretende aprofundar essa missão, criando e aplicando metodologias inovadoras que possam impactar positivamente não só as crianças, mas toda a sociedade.

Por meio de um trabalho integrado de educação infantil, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, e com ações que contemplam a saúde, nutrição e bem-estar, o Camille visa gerar conhecimentos que contribuem para o avanço das ciências sociais, educacionais e da saúde. Acreditamos que, ao promovermos uma educação inclusiva e integral, estamos criando bases para a formação de novos pesquisadores, que terão como foco a melhoria das condições de vida e o acesso à educação de qualidade para todos.

Nosso compromisso é, ao longo de nossa caminhada, continuar desenvolvendo e aplicando práticas que possam gerar não só resultados educacionais, mas também produção científica que reverberem no contexto local e nacional. O Camille se propõe ser uma escola que forma cidadãos conscientes e também um centro de pesquisa em educação que pode inspirar e contribuir para a evolução das políticas públicas voltadas à educação infantil e ao desenvolvimento social.

2024
2024